Menu

O PROJETO:

TODXS

A pobreza e desigualdades ao ambiente e ação climática, da segurança/paz e democracia aos direitos humanos, da educação à igualdade de género, da saúde à produção e consumo sustentáveis, são vários os desafios globais ao desenvolvimento. Mais do que nunca, os desafios e assimetrias globais interpelam-nos sobre qual o nosso papel de cidadãos e sobre como podemos contribuir para o Desenvolvimento Global, de forma consciente, informada e empenhada.

É neste sentido que a campanha “tODxS” pela Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global” procura dar o seu contributo, para a consciencialização e intervenção conjunta da sociedade em torno do Desenvolvimento Global a nível local e global.

Através da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global contribuímos de forma ativa, crítica e consciente para um mundo mais justo, equitativo, inclusivo e sustentável.

Segue a Campanha tODxS no Instagram

OS NOSSOS

OBJETIVOS

Com início em setembro de 2023 e ao longo de 24 meses, iremos dinamizar em território nacional, uma campanha de sensibilização e mobilização, orientada em oito áreas-chave:
  1. Pobreza e desigualdades
  2. Segurança, paz e democracia
  3. Direitos Humanos
  4. Ambiente e ação climática
  5. Educação como fator de transformação social
  6. Igualdade de género e empoderamento das mulheres
  7. Produção e Consumo Sustentáveis
  8. Saúde e bem-estar
Tendo como ponto de partida o facto de, em Portugal, ainda haver muito caminho a percorrer quanto à divulgação e consciencialização dos cidadãos para uma cidadania global, proativa e a favor das causas do Desenvolvimento equitativo e sustentável; assumimos o desafio de contribuir para “reforço da comunicação junto dos cidadãos, com recurso a histórias numa perspetiva positiva e de valorização das populações”, para “criar espaços de disseminação e debate alargados”.

AS NOSSAS

ATIVIDADES

As atividades serão organizadas seguindo o eixo Sensibilização – Consciencialização e Mobilização, assegurando que os cidadãos em território nacional sejam consciencializados e mobilizados para a adoção de um estilo de vida socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.

Debates. Exposições. Documentários. Formações… são inúmeras as atividades que vamos promover, em parceria, recorrendo a estratégias e metodologias participativas, dinâmicas e orientadas para a mudança e para a mobilização.

OS

PARCEIROS

O IMVF é uma Fundação para o desenvolvimento e a cooperação, que iniciou atividade como ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) há mais de 30 anos em São Tomé e Príncipe. O Instituto tem como propósito a promoção da dignidade humana, o apoio às populações mais vulneráveis, o empoderamento de comunidades, entidades públicas e sociedade civil, e o contributo para um planeta mais sustentável. A ação do IMVF rege-se pelos valores da solidariedade, da igualdade de género, da sustentabilidade, do rigor e da transparência, tendo sempre como preocupação a prossecução de boas práticas. O IMVF é uma entidade de referência nos domínios da cooperação, da cidadania global e da reflexão sobre o desenvolvimento.

A FEC | Fundação Fé e Cooperação é uma ONGD portuguesa que há mais de 30 anos tem a missão de promover o desenvolvimento humano integral, com projetos em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

  • Inovamos fazendo pontes e cruzando realidades
  • Somos uma organização católica
  • Apostamos em parcerias assentes em diálogo
  • Influenciamos decisores com base na evidência e no diálogo

Acreditamos que é possível transformar o mundo em que vivemos.

O FINANCIADOR

O Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., abreviadamente designado por Camões, I. P., é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio. O Camões, I. P., prossegue atribuições do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sob superintendência e tutela do respetivo ministro. Apresenta três grandes linhas orientadoras:

Cooperação para o Desenvolvimento

A Cooperação Portuguesa, vetor essencial da política externa nacional, tem em vista a promoção do desenvolvimento económico, social e cultural dos Países Parceiros, nomeadamente os países prioritários – PALOP e Timor-Leste – bem como a melhoria das condições de vida das suas populações.

A atuação do Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, I.P., no domínio da Educação para o Desenvolvimento, materializa-se em três linhas fundamentais: execução e acompanhamento da execução da ENED; manutenção de uma linha de financiamento para projetos de ONGD, reconhecendo o papel essencial que estes atores têm tido neste domínio; e participação ativa nos fora europeus e internacionais, tendo em vista o intercâmbio de práticas e a construção de abordagens estratégicas comuns.

Língua

O Camões, I.P., assegura a divulgação, promoção e ensino da língua e da cultura portuguesas em 84 países.

Cultura

O Camões, I.P., dispõe de uma rede de Centros Culturais Portugueses em 192 países de quatro continentes que acolhe e/ou dinamiza eventos que promovem as mais variadas manifestações artísticas.

plugins premium WordPress