
Num mundo com mais de 8 mil milhões de pessoas, os desafios globais são interdependentes e estão interligados. Uma interligação clara entre as dimensões social, ambiental e a económica, também privilegiada, pela abordagem One Health, que reconhece o equilíbrio sustentável e a optimização da saúde das pessoas, dos animais e dos ecossistemas .
Sabemos que a degradação ambiental, a perda de biodiversidade e as alterações climáticas afetam diretamente a saúde de todos os seres vivos. E é neste contexto, que a Cidadania Global assume um papel central, promovendo a responsabilidade partilhada, e uma interpretação crítica da realidade assente nos princípios da justiça social e ambiental. É urgente repensar modelos de consumo, produção e relação com a natureza. Proteger o planeta, é proteger a saúde global, é proteger a nossa saúde e a saúde de todxs em todas as geografias.
Cada cidadão tem um papel ativo neste equilíbrio. Só com cooperação global será possível construir um futuro mais justo e sustentável para todxs e é por isso que dia 28 de maio, a Campanha tODxS vai organizar o debate “Uma Saúde, um Planeta, 8 mil milhões de uns”, com Ricardo R. Santos, do Instituto de Saúde Ambiental, a ativista Carolina Salgueiro Pereira, e jovens empenhados no debate e promoção da justiça social.
Junta-te a nós entre as 17h00 e as 18h00 na sala de conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa. Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição aqui.