O Instituto Universitário Militar (IUM), em Lisboa, recebe-nos dia 6 de maio de 2025 para uma Lisbon Talk sobre Paz e Segurança na Europa.
Ao longo da última década, assistimos à deterioração das condições de paz e segurança no mundo, incluindo não apenas guerras, mas também fenómenos como o extremismo, a radicalização ou a criminalidade violenta. A fragmentação de poder e as tensões geopolíticas contribuem para esse agravamento dos conflitos, sobrepondo-se a questões de proteção e de segurança humana. Os conflitos violentos são a principal causa de deslocamento forçado e de crises humanitárias, muitas das quais persistentes e prolongadas.
Na Europa, o projeto de integração europeia fundado na paz e prosperidade, há quase 70 anos, defronta-se com conflitos no espaço europeu e na sua vizinhança, suscitando interrogações sobre as perspetivas de paz duradoura e as alianças positivas e benéficas a nível internacional para a sua construção. Urge, assim, repensar as opções a seguir no âmbito do reforço do investimento em Segurança e Defesa, atendendo à prossecução da autonomia estratégica da União Europeia (UE) nestas áreas.
Nesta Lisbon Talk vamos conversar com os jovens para saber como estes encaram:
- As perspetivas para uma paz positiva e duradoura, face ao cenário de divisão mundial;
- A securitização e militarização crescentes, incluindo o aumento das despesas com defesa e armamento;
- O papel da UE na resposta às crises e conflitos internacionais;
- Os impactos da conflitualidade nas suas vidas e perspetivas de futuro.
Uma conversa organizada no âmbito da Campanha tODxS e do projeto Desafios Globais para um Desenvolvimento Global (cofinanciados pelo Camões, I.P) e apoiada pelo IUM.
Junte-se a nós nesta conversa em que a entrada é livre, mas a inscrição obrigatória aqui.
(20 inscrições disponíveis)