O Dia Nacional do Mar, assinalado no dia 16 de novembro, juntou este ano mais de 600 escuteiros e parceiros no Parque das Nações, em Lisboa, numa ação de sensibilização e limpeza promovida pelo Corpo Nacional de Escutas.
Pneus, frigoríficos, pára-choques e muito, muito lixo foi retirado das margens do Rio Trancão, tornando evidente que temos ainda um longo caminho a percorrer para combater o lixo marinho.
“A poluição é uma das principais ameaças que os oceanos enfrentam. Mais de 80% da poluição que atinge os oceanos tem origem em terra e é transportada para o ambiente marinho pelos rios e ribeiras. As zonas costeiras são por isso os locais de depósito daquilo que deitamos fora dando origem ao lixo marinho. “, de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente.
Ainda no âmbito das celebrações deste dia, a Campanha tODxS promoveu um workshop para mais de 80 jovens, com idade superior a 15 anos, onde foram abordados temas como ambiente, ação climática, educação, pobreza e desigualdades, produção e consumo sustentável, igualdade de género, e saúde e bem-estar.
Deste workshop resultou um Manifesto colaborativo que reflete as respostas dos jovens participantes a três questões-chave : “Porque é que importante falar sobre os temas chave da EDCG?”, “Porque é necessário ouvir os jovens?”, e “Qual é o compromisso dos jovens em relação a cada um dos oito temas trabalhados?”.
O Manifesto será publicado no Livro Branco que estamos a construir na Campanha tODxS. Já sabes que também podes participar. Sabe como aqui.






