“CONTRA A MARÉ é uma curta-metragem que acompanha o quotidiano de pessoas que nasceram, vivem e sonham na Guiné-Bissau. Pela Guiné-Bissau. Um sonho ora de esperança, ora adiado, e que carrega nele o seu passado histórico colonial. Um sonho que resiste ao destino traçado pelo Ocidente e pelas narrativas por ele escritas, quebrando a ideia de ser um país eternamente adiado, para que se construa uma sociedade que faça sentido para quem nela vive.” (Inês Ventura, realizadora)
Acompanhando as reflexões e palavras de Adama Baldé, Anderson Bitipta, Bubacar Turé, Dembo Mané, Edson Incopté, Filarmónica Silva, Jorge Camilo Handem, Leodinilde Caetano, Mamadu Alimo Djaló e Mamadu Bori Baldé, CONTRA A MARÉ oferece-nos um retrato do dia-a-dia na Guiné-Bissau em torno dos temas da saúde e bem-estar, igualdade de género, educação, paz e segurança, ambiente e direitos humanos. Reconhecendo os múltiplos desafios que a população na Guiné-Bissau enfrenta em todos estes domínios, o documentário oferece-nos também uma visão de resiliência e de luta, que não se quer contínua, para assegurar uma vida digna para os guineenses.
Na estreia, em Lisboa, no cinema Fernando Lopes, e perante uma audiência de mais de 90 pessoas, a realizadora Inês Ventura, o fotojornalista Mário Cruz, o poeta e escritor Edson Incopté e o ativista Yussef partilharam a sua visão sobre os desafios que a Guiné-Bissau enfrenta não escondendo a sua vontade de este não ser um país adiado, um país em que a riqueza das suas gentes corresponda a uma vida plena, assente no respeito pelos Direitos Humanos.
A curta-metragem está em exibição em todas as salas e para todas as audiências à distância de um clique no Vimeo.
Sabe mais sobre a Campanha tODxS na página de Instagram.



